Calendário Restituição IR 2018 → Cronograma e Lotes

Compartilhe:

Todos os anos, as pessoas que recebem uma renda total acima de um determinado montante devem informar à Receita Federal, além de pagar uma certa porcentagem de sua renda total para o governo. Esta é a função do imposto de renda.

Os contribuintes que prestam contas da forma correta e pagam mais do que o exigido recebem um reembolso posterior, chamado de restituição. Já as pessoas que erram na declaração ou omitem bens caem com frequência na chamada malha fina do IRPF, e podem receber pesadas multas por isso. Para não perder o prazo da declaração, não se esqueça de verificar o Calendário Restituição IR 2018.

Calendário Restituição IR

Calendário Restituição IR 2018

Anualmente o governo estabelece um prazo para que as pessoas prestem contas ao fisco, e qualquer pessoa que exceda o prazo é multada com um custo inicial mínimo de R$ 165,74, que pode atingir 20% do imposto devido. O prazo para declaração do imposto de renda 2018 começa em março e dura até o final de abril do mesmo ano. Recomenda-se que o contribuinte forneça suas contas assim que o período comece para, caso seja necessário, corrigir alguns erros que possam ter ocorrido durante o processo de declaração.

Quem declara antes também recebe a restituição do IR primeiro, uma vez que o calendário de restituição do imposto de renda faz com que quem declarou seu imposto primeiro tenha prioridade para receber a restituição. Para que você prestar suas contas corretamente, acesse o Calendário Restituição IR 2018.

Calendário Restituição IR 2018

Cronograma de Restituição

As restituições do imposto de renda 2018 serão realizadas em sete lotes, com o primeiro no dia 16 de junho de 2017 e o último lote de restituições no dia 15 de dezembro de 2017, de acordo com cronograma do imposto de renda 2018 publicado no Diário Oficial da União. O segundo lote está previsto para ser restituído no dia 17 de julho, o terceiro na data de 15 de agosto, o quarto no dia 15 de setembro, o quinto no dia 16 de outubro e o sexto lote de restituição no dia 16 de novembro.

Lote de Restituição

Os contribuintes podem realizar a consulta do lote de restituição em que estão por meio do site da Receita Federal, logo que a consulta imposto de renda 2018 for aberta. No mês de março de 2017 foram abertas  consultas aos lotes de restituição do IRPF de múltiplos exercícios, no período entre os anos de 2008 a 2016.

A Receita Federal ainda lembra que existe um aplicativo para smartphones em que as consultas de lotes de restituição podem ser realizadas. O aplicativo pode ser baixado diretamente da Play Store, caso seu celular seja Android e na App Store, no caso do sistema operacional do smartphone for IOS.

No fim do ano passado, a Receita Federal declarou que mais de 700 mil declarações ficaram retidas na malha fina do IR. A maioria dessas declarações tinha inconsistências nos campos relativos a despesas médicas. Quam deseja saber se está ou não na malha fina pode realizar a consulta por meio do extrato do imposto de renda 2018 no site da Receita Federal, selecionando a aba e-CAC , que é o Centro Virtual de Atendimento.

Um contribuinte que quer acessar seu extrato de IR deve usar o código criado no site da Receita Federal, ou um certificado geral emitido pelo órgão autorizado. Depois de verificar os erros encontrados em sua declaração, o cidadão deve enviar a declaração retificadora. Vale destacar que o contribuinte só deixa a grade fina depois que a situação é completamente resolvida.

Compartilhe: