CDI – O que é CDI? Como Encontrar a Taxa CDI Hoje?

Se você acompanha seus investimentos ou mesmo está começando a investir agora, já deve ter visto a sigla CDI. Nesse artigo quero te dar uma explicação completa sobre o famoso CDI, taxa CDI e suas variantes.

cdi

Continue lendo esse artigo e aprenda:

O Que É CDI?

Afinal de contas, qual o significado da sigla CDI? O significado da sigla é Certificado de Depósito Interbancário. Esses certificados são basicamente empréstimos de curtíssimo prazo realizados entre instituições financeiras diferentes.

Isso acontece porque de acordo com regras do Banco Central os bancos devem necessariamente terminar o dia com saldo em caixa positivo. Então caso uma determinada instituição esteja com saldo negativo ao se aproximar o fechamento diário, há necessidade de se recorrer a dinheiro emprestado de outra instituição por meio do CDI.

A instituição que realiza o empréstimo e recebe a remuneração é chamada de emitente, e a instituição que recebe o empréstimo é chamada de adquirente.

De forma simplificada, um CDI é basicamente um empréstimo das instituições que possuem dinheiro sobrando em caixa para as que não têm.

Taxa CDI

Agora que você já sabe o conceito de Certificado de Depósito Interbancário, é importante entender melhor a respeito da Taxa CDI. Para chegar ao valor da taxa CDI deve ser realizada uma média das taxas negociadas entre os empréstimos CDI realizados pelas instituições financeiras.

Então de forma resumida a taxa CDI é uma média das taxas dos CDI negociados entre os bancos.

A taxa CDI é um indicador de referência e fundamental para nós, investidores pessoa física. É a partir da taxa CDI que são calculadas a rentabilidade de muitos investimentos, como CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) por exemplo. Mais a frente tratarei sobre isso em mais detalhes.

Taxa DI x Taxa CDI

taxa-di

É muito comum ser citado além da taxa CDI, a taxa DI. Mas há realmente uma diferença entre a taxa CDI e a taxa DI?

Como já expliquei acima, CDI é o certificado de deposito bancário, e a média das taxas dos CDI é que acabam formando a taxa DI.

Então é bem comum os dois termos, taxa DI e taxa CDI serem tratados como sinônimos. Então quando me referir aqui no artigo a alguma das duas taxas saiba que estou me refiro à taxa média do CDI.

Rendimento CDI

No Brasil as operações com CDI são registradas pela CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos). Até por isso algumas vezes você poderá encontrar o termo Taxa DI-Cetip.

De acordo com definição retirada do próprio site da Cetip:

As estatísticas do ativo Taxa DI-Cetip Over (Extra-Grupo) são calculadas e divulgadas pela Cetip, apuradas com base nas operações de emissão de Depósitos Interfinanceiros pré- fixados, pactuadas por um dia útil e registradas e liquidadas pelo sistema Cetip, conforme determinação do Banco Central do Brasil.”

Taxa CDI Hoje

Agora que você já sabe o que é CDI e como é calculada a taxa DI, você precisa onde pode encontrar informações sobre o rendimento do CDI.

CDI Cetip

Para consultar a Taxa CDI Hoje você deve acessar o site da Cetip. Logo na página inicial do site é mostrada a taxa DI com a atualização mais recente.

Se você clicar no botão mais conforme destacado em vermelho na imagem abaixo também poderá realizar uma simulação da rentabilidade da taxa DI entre duas datas distintas.

taxa-cdi-hoje

Abaixo fiz uma simulação de investimento no valor de R$ 10.000, com início em 13/04//2007 até 13/04/2017. Nessa simulação a rentabilidade foi de 183,33% nesses 10 anos, e o valor atualizado (não corrigido pela inflação nesse caso) no resgate seria de R$ 28.333,02.
taxa-di

taxa-cdi

Outra forma de atualizar valores pela taxa CDI é utilizando a Calculadora do Cidadão do Banco Central, como irei mostrar no item a seguir.

Referência Para Investimentos

Como investidor pessoa física você não pode investir diretamente no CDI. Mas então por que a taxa DI é referência para aplicações financeiras?

Bom, como citei no começo desse artigo a taxa CDI acaba sendo uma referência em termos de rentabilidade. Isso porque a taxa CDI, ao lado da taxa Selic, pode ser considerada como a rentabilidade mínima aceitável para que um investimento financeiro seja considerado interessante.

Pense da seguinte forma: se você pode investir em opções que remuneram seu dinheiro com baixíssimo risco e obter retornos próximos ou iguais às taxas CDI e Selic, não faria sentido colocar seu dinheiro em opções que irão te pagar menos que isso concorda?

O que acabei de citar está intimamente relacionado ao conceito de custo de oportunidade. Então ao investir dinheiro, é uma prática comum compararmos a rentabilidade de nossos investimentos com a rentabilidade da taxa DI.

Abaixo estou colocando a Calculadora do Cidadão para que você possa realizar as simulações que quiser e atualizar valores de acordo com a evolução de vários indicadores econômicos importantes, como CDI, Selic, Poupança, TR e diversos índices de inflação:

Está cansado de investir em opções que te pagam muito pouco e ainda tem medo de optar por outros investimentos? Coloque seu email abaixo e assista um vídeo gratuito que irá lhe ajudar a investir melhor seu dinheiro, com mais rentabilidade e segurança:

Investimentos Com Base na Taxa CDI

E quais investimentos têm como base um percentual da taxa CDI? A seguir irei te mostrar os principais.

Antes de começar, gostaria de destacar que com relação à CDB, LCI e LCA, os investimentos que tem base num percentual da taxa CDI são investimentos pós-fixados. Nesses casos a rentabilidade do investimento irá variar de acordo com seu indexador, que é o próprio CDI.

Os investimentos prefixados não tem como indexador o CDI. Ao investir numa aplicação prefixada, no momento do investimento você já sabe a rentabilidade que o título terá em seu vencimento. Então aqui nesse artigo estarei me referindo a investimentos pós-fixados ok?

CDB

Se você já investiu ou já te ofereceram um investimento num CDB pós-fixado, já deve ter ouvido que ele rende x% do CDI. Pois é, a rentabilidade desse tipo de investimento depende da rentabilidade do CDI.

E o que é CDB? Essa é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, que é um tipo de título privado emitido pelos bancos para captar dinheiro de pessoas físicas, como você e eu. Então ao investir num CDB você está emprestando dinheiro para o banco.

E como parâmetro para saber se é uma alternativa de investimento a ser considerada, a taxa aqui seria 100% do CDI. Menos que isso e já não valerá a pena financeiramente, pois encontrará opções como o título público Tesouro Selic, que nessa situação terá rentabilidade mais alta, além de ser mais seguro também.

LCI e LCA

LCI e LCA são títulos privados emitidos por instituições financeiras mas com destinação específica. Enquanto no caso da LCI o dinheiro deve ser usado para crédito imobiliário, no caso da LCA o dinheiro deve ser destinado ao agronegócio.

Pelo fato das LCI e LCA serem isentas da cobrança de imposto de renda, o percentual do CDI para que este investimento se torne interessante ocorre abaixo de 100% do CDI. Para entender melhor sobre isso leia esse artigo.

Fundos DI

A última opção que irei citar dos investimentos com rentabilidade baseada na taxa do CDI são os Fundos DI. São basicamente fundos de investimentos estruturados pelos bancos com carteiras de investimentos composta por pelo menos 95% de títulos públicos atrelados à taxa Selic ou então títulos privados de baixo risco atrelados ao CDI.

Como regra geral não são as melhores opções para seu dinheiro, pois você pode investir diretamente no Tesouro Direto ou então em CDB, LCI e LCA de acordo com seus objetivos e necessidades específicas.

Taxa CDI x Taxa Selic

valor-cdi

No tópico acima fiz uma breve menção à taxa Selic. É importante que você saiba o motivo pelo qual ambos os indicadores possuem taxas semelhantes.

Como o banco que possui recursos para emprestar poderia remunerar esse dinheiro com rentabilidade próxima à taxa Selic (no Tesouro Direto é o famoso título Tesouro Selic), essa taxa também acaba servindo de referência para o CDI e ambas as taxas ficam muito próximas.

Aprofundando um pouco mais essa questão, pense do seguinte modo: se a taxa Selic for muito superior à taxa DI, os bancos teriam incentivos para pegar empréstimos de outras instituições por meio de CDI e aplicar esse dinheiro em títulos públicos.

Então o que acontece é que de certa forma há um equilíbrio no mercado que não permite que ambas as taxas não se distanciem tanto. Mesmo assim destaco que costuma existir uma pequena diferença entre ambas as taxas sim, com a taxa Selic ficando sempre um pouco mais alta que a taxa CDI.

Deixe seu comentário abaixo me dizendo o que achou do artigo e se você gostou desse conteúdo por favor compartilhe para que mais gente consiga desmistificar a educação financeira e cada vez mais pessoas consigam ter acesso a materiais como esse.