Como Consultar Nome no SPC e Serasa

Como Consultar Nome no SPC e Serasa

Muita gente que está completamente endividada acaba se enrolando ainda mais usando o limite do cartão de crédito sem condições de pagar posteriormente ou então o cheque especial. Isso acaba levando um número cada vez maior de pessoas para serviços como SPC e Serasa.

Com a deterioração das suas contas dívidas se acumulando e seu orçamento completamente desequilibrado é comum se perguntar como consultar nome no SPC e Serasa para saber se seu nome está sujo ou não.

Se atualmente você está preocupado e está fazendo essa pergunta de como consultar nome no SPC e Serasa, esse artigo irá te ajudar não só a responder essa pergunta mas também como sair dessa situação desconfortável e danosa.

 

SPC e Serasa

O SPC é a sigla para Serviço de Proteção ao Crédito e Serasa é como é conhecido popularmente a Serasa Experian. Ambas são empresas que possuem o mesmo objetivo, que é a atualição de um banco de dados com as pessoas que endividadas. Na sequência irei te mostrar a diferença entre o SPC e o Serasa e o que você precisa saber sobre elas.

O que é SPC

Como citado no item anterior, SPC é a sigla para Serviço de Proteção ao Crédito,e foi fundada no ano de 1955 com o objetivo de fornecer segurança para as vendas realizadas a prazo, já que quem não paga em dia é colocado numa espécie de lista negra no SPC.

No passado apenas poucas empresas tinham controle sobre as pessoas que não pagavam suas contas em dia. Porém, atualmente essa informação é muito mais difundida e o SPC chega inclusive a receber incentivos financeiros de instituições como Câmaras de Dirigentes Lojistas e seu banco de dados é sustentado por meio de empresas credenciadas.

Da mesma forma que ocorre no Serasa, o SPC permite que sejam realizadas consultas gratuitas para os consumidores, sendo que para empresas terem acesso ao banco de dados de clientes inadimplentes é necessário pagar uma taxa.

O que é Serasa

O Serasa teve sua criação realizada no ano de 1968, a partir de de uma parceria entre a Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos) e a Assobesp (Associação dos Bancos do Estado de São Paulo).

Provavelmente você já ouviu falar do Serasa e talvez até tenha se perguntado como consultar nome no SPC e Serasa. Essa instituição também permite que os consumidores verifiquem gratuitamente se consta alguma dívida em seu nome ou não.

Da mesma forma que no SPC, para que empresas tenham acesso aos dados de consumidores é necessário o pagamento de uma taxa. A forma do Serasa gerar dinheiro para a manutenção de suas atividades é justamente essa.

A seguir, alguns dos serviços prestados pela empresa:

  • Verificar a existência de dívidas de cartão de crédito;
  • Consultar se existem atrasos em financiamentos
  • Orientaar consumidores no que tange às taxas de juros referentes ao cheque especial.

 

Como Consultar Nome no SPC e Serasa

Consultar Nome no SPC e Serasa

É bem simples consultar seu no SPC e Serasa e verificar se está sujo ou não. Hoje em dia essa consulta pode ser feita pela internet ou de forma presencial, numa central de atendimento do SPC ou Serasa.

Consultar Nome no SPC e Serasa Pela Internet

Consultar nome no SPC e Serasa pela internet é simples, basta você se cadastrar com seus dados pessoais, confirmar o email que irá receber após o cadastro e depois realizar a consulta do nome pela internet.

Logo após entrar no site do SPC ou Serasa com seus dados de acesso, poderá consultar seus débitos, eventuais credores e também os valores devidos. Você poderá inclusive negociar eventuais dívidas que possuir diretamente pelos sites, facilitando bastante o processo.

Consultar Nome no SPC e Serasa Pessoalmente

Se você não quiser realizar a consulta do nome no SPC e Serasa pela internet, poderá realizá-la pessoalmente, numa central de atendimento. Para isso você deve levar seu CPF e também algum documento de identificação oficial com foto, como carteira de motorista, RG, passaporte, carteira de trabalho ou carteira profissional.

Na hipótese de não conseguir comparecer pessoalmente, um terceiro poderá efetuar a consulta para você. Nesse caso, além dos documentos citado acima, será necessário levar uma procuração em seu nome com firma reconhecida em cartório para realizar o procedimento de consulta.

Os centros de atendimento mais próximos de você devem ser checado nos próprios sites do SPC e Serasa.

 

Como Limpar Meu Nome no SPC e Serasa

Se depois de consultar nome no SPC e Serasa você verificar que está com o nome sujo e ficar em dúvidas sobre quais passos deve tomar, há basicamente 3 formas principais de reverter a situação

Quitar a Dívida

Esse com certeza é o método mais simples. Após o pagamento e quitação da dívida à vista, há um prazo de 5 dias úteis para que seu nome seja excluído do cadastro de devedores no SPC e Serasa.

Há também a possibilidade de fazer um acordo com o credor para quitar a dívida de forma parcelada. Nesse caso a antiga dívida é extinta e uma nova dívida, com as novas condições acordadas, é criada. Nesse caso também há um prazo de 5 dias úteis para a exclusão de seu nome do cadastro de devedores.

Porém, em muitos casos você pode não ter o dinheiro para quitar a dívida. Nesse caso vamos as outras situações.

Discussão da Dívida na Justiça

Nome no SPC e Serasa

Esse é um modo de limpar seu nome no SPC e Serasa que é utilizado em 2 situações principais:

  • a quitação da dívida já foi realizada porém seu nome ainda aparece como devedor
  • quando por motivo de fraude, por meio de uma dívida que é sua, seu nome acabou sendo colocado de forma errada no SPC e Serasa

Dívidas com Mais de 5 Anos

O Novo Código Civil, no artigo 206 §5º estabeleceu um prazo máximo de 5 anos para cobrança da dívida pelo credor. Passado este prazo, o consumidor deve ter seus dados excluídos tanto do SPC como do Serasa

Outra lei, no caso o Código de Defesa do Consumidor, estabelece em seu artigo 43 §1º que o nome do devedor deve ser retirado desses bancos de dados após 5 anos.

Se você está numa situação como essa, é fundamental buscar resolver o problema o quanto antes. Além disso, se educar financeiramente e buscar aprender mais sobre finanças pessoais, planejamento financeiro e orçamento são fundamentais para que não volte a ficar numa situação como essa.

Depois disso, pode investir em conhecimento para aprender como investir seu dinheiro de forma inteligente e segura, mesmo que não seja muito a princípio. Fazendo isso estará caminhando a passos largos rumo ao sucesso financeiro.