Onde Investir 2 Mil Reais?

Nesse artigo irei responder a dúvida sobre Onde Investir 2 Mil Reais que recebi por email de um leitor aqui do site.

De forma 100% honesta, a resposta para essa pergunta é que não há somente um caminho 100% correto. Depende dos objetivos de cada um e do próprio estilo de vida, consumo e a forma com que sua renda é recebida.

Se preferir assistir o conteúdo em vídeo, basta dar o play abaixo. Se ainda não é inscrito, se inscreva no nosso canal do youtube que estou sempre colocando novos vídeos por lá.

Tenha sua Reserva de Emergência

Independente de qual seja a sua situação financeira e objetivos, é sempre bom manter cerca de 6 meses de seus gastos mensais no que é chamado de reserva de emergência. Essa reserva é utilizada para gastos emergenciais como já diz o próprio nome, e é necessário que estejam num investimento seguro e como liquidez, para você poder sacar esse dinheiro com facilidade.

Então se você ainda não tem uma reserva de emergência montada, é fundamental que crie a sua e nesse caso o investimento seria direcionado para começar a montar sua reserva de emergência.

Para investir esse dinheiro boas opções seriam o título público Tesouro Selic, que é vendido por meio do programa Tesouro Direto ou um CDB com liquidez diária. E um bom parâmetro de rentabilidade de um CDB com liquidez diária é 100% do CDI.

Bons Investimentos de Renda Fixa

onde-investir-2-mil-reais

Bom, mas se você já tiver sua reserva de emergência montada, você não precisa necessariamente manter esse dinheiro num investimento com liquidez diária. Nessa situação bons investimentos seriam investimentos de renda fixa com o prazo correspondente ao período que pretende utilizar o dinheiro.

É preciso fazer as contas para saber qual será mais vantajoso. Para você ter uma boa ideia a respeito desse assunto, veja ao artigo Vale a Pena Investir em LCI e LCA.

Se você está guardando dinheiro para o futuro, para uma aposentadoria tranquila ou para a educação de seus filhos, os investimentos de longo prazo indexados à inflação são uma boa escolha.

Esses investimentos pagam uma rentabilidade fixa mais a taxa de inflação, o que, de forma simplificada, significa que irão te pagar um valor acima da inflação. Um bom exemplo de investimento desse tipo é o título público Tesouro IPCA+, também vendido no Tesouro Direto. Só para você ter uma ideia, há títulos do Tesouro Direto com vencimento em 2050.

Onde Investir 2 Mil Reais de Forma Eficiente

onde-investir-2-mil-reais-de-forma-eficiente

Deixa eu organizar as dicas que dei aqui que respondem a pergunta onde investir 2 mil reais:

  • Tesouro Selic ou CDB que pague pelo menos 100% CDI se você ainda não tem sua reserva de emergência montada
  • Investimentos como CDB, LCI e LCA com prazo correspondente à data que pretende usar o dinheiro
  • Tesouro IPCA+ para investimentos de longo prazo

Há algumas particularidades em cada um desses investimentos, tendo momentos mais adequados para usar uma ou outra estratégia com cada tipo de aplicação, mas como regra de bolso esses 3 pontos são ótimos para se começar a investir bem seu dinheiro.

E se você ainda deixa seu dinheiro na poupança saiba que não vale a pena investir nela mesmo com esse cenário de queda da Selic. Então você deve procurar opções melhores de investimento e um excelente ponto de partida são os investimentos que te mostrei aqui.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão de algum conteúdo de finanças pessoais deixe seu comentário aqui embaixo para eu poder te ajudar.