Quanto Rende a Poupança e Porque Você Deve Evitá-la

A aplicação financeira que as pessoas mais colocam o seu dinheiro no Brasil é a caderneta de poupança.

Gravei um vídeo sobre quanto rende a poupança e porque você não deve usá-la como opção de investimento. Sugiro que assista o vídeo abaixo e reflita sobre o assunto.

Além de te falar das características da poupança, também irei te mostrar os motivos pelos quais você deve evitá-la. Uma pesquisa realizada em 2015 pela maior gestora de investimentos do mundo, a BlackRock, indica 4 fatores para a postura excessivamente conservadora dos brasileiros em relação a suas economias, que faz com que mantenham boa parte de seu dinheiro em caixa ou então na poupança. Esses motivos são:

  1. 41% das pessoas dizem que ter dinheiro em caixa as fazem se sentir seguras
  2. 38% se dizem cautelosos com o dinheiro que possuem
  3. 19% afirmam ter medo de investir nos mercados financeiros
  4. 19% dizem não terem conhecimento suficiente para investirem

Esse comportamento da maior parte dos brasileiros é explicado pela falta de educação financeira. Quase nunca somos estimulados a aprender sobre finanças e muitas vezes o tema dinheiro acaba se tornando um tabu.

Mas não se preocupe que nesse artigo quero tirar um dos principais medos de quem começa a investir, que é justamente o de tirar o dinheiro da poupança.

Compartilhe esse artigo com alguém que conhece e que ainda investe na poupança.

A seguir vamos tratar dos principais aspectos dessa aplicação financeira.

Características da Poupança

Uma das principais características da poupança, e esse é inclusive um dos motivos que explica sua popularidade, é a facilidade de investimento. Você não precisa nem mesmo ter conta corrente num banco para fazer sua caderneta de poupança.

O baixo risco da poupança está associado a garantia do Fundo Garantidor do Crédito (FGC), que garante investimentos de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira. Mas essa garantia não é exclusiva da poupança, pois o FGC também garante investimentos em Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

Outra característica da poupança que chama a atenção no primeiro momento é a ausência de cobrança de imposto de renda. Essa isenção faz com que muita gente acredite que o rendimento ficará acima de outras opções de investimento.

Mas essa isenção também não é exclusiva da poupança. Investimentos como LCI e LCA também são isentos de imposto de renda.

Agora que você já conhece as principais características da poupança, vamos em frente.

Quanto Rende a Poupança

A rentabilidade da poupança é igual em todas as instituições financeiras. Todas elas são obrigadas a utilizar a mesma taxa. Até 03/05/2012 essa taxa era de 6,17% ao ano mais taxa referencial (TR).

Mas a partir de 04/05/2012 a taxa da poupança passou a depender da taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia. Então atualmente temos 2 situações diferentes:

  1. se a Selic estiver abaixo de 8,5%, o rendimento da poupança será de 6,17% + TR
  2. se a Selic estiver abaixo de 8,5%, a rentabilidade da caderneta de poupança será de 70% da Selic + TR

Essa mudança aconteceu justamente num momento em que a taxa Selic estava baixa e a poupança estava começando a se tornar interessando em comparação com outros investimentos. Então o governo decidiu alterar essa regra e a poupança continua sendo menos rentável que diversas outras opções de investimento (como as que já citei nesse vídeo) inclusive em momentos em que a taxa básica de juros da economia está baixa.

A rentabilidade da poupança é baixa, e esse é justamente o ponto fraco dessa aplicação. E como investimos nosso dinheiro justamente para aumentar o valor que temos, não há como afirmar que a poupança é um bom investimento.

Em algumas situações, a poupança chega inclusive a perder da inflação. E quando não perde, o rendimento real acaba sendo muito baixo.

Por esses motivos, é interessante buscar outras opções de investimento. Um bom ponto de partido é analisar as opções que citei nesse vídeo, os CDB, LCI e LCA e também os títulos do Tesouro Direto, que é o programa de venda de títulos públicos do governo federal para pessoas físicas.

Mas esses outros investimentos serão tratados em outros artigos. Recomendo que leia:
O que é CDI?
Investir em LCI e LCA Vale a Pena?
Melhores Investimentos com Pouco Dinheiro

Compartilhe essa página para ajudar seus familiares e amigos porque muitos deles ainda mantêm o dinheiro na poupança.

Deixe seu comentário logo abaixo.