Tesouro Selic – Conheça o Título Público Mais Conservador do Tesouro Direto

Nesse artigo irei te mostrar mais detalhes sobre o Tesouro Selic, o título público mais conservador do programa Tesouro Direto.

Se você já teve acesso ao meu trabalho, sabe que falo com frequência desse título. Aqui irei te mostrar mais detalhes sobre o funcionamento do Tesouro Selic.

O Que é o Tesouro Selic

tesouro-selic

O Tesouro Selic é um título pós-fixado com a rentabilidade indexada à taxa Selic. Antes de detalhar mais sobre o título, é bom que você conheça um pouco mais sobre a taxa Selic.

Essa taxa é também conhecida como a taxa básica de juros da economia. A meta para a taxa Selic é definida pelo COPOM (Comitê de Política Monetária), que foi instituído em 1996 e é o órgão decisório da política monetária do Banco Central do Brasil.

As reuniões do COPOM acontecem oito vezes por ano. De forma simplificada, o principal objetivo da política monetária é o de controlar a inflação.

A taxa Selic é fundamental para a economia como um todo. Mas para limitar o escopo de nossa análise, vamos focar nos investimentos. A taxa Selic influencia investimentos como a caderneta de poupança, CDB, LCI, LCA e a maior parte dos fundos de investimento.

Quanto Rende o Tesouro Selic

Agora que você conhece um pouco mais sobre a taxa básica de juros da economia, podemos voltar ao Tesouro Selic. A remuneração desse título público até o vencimento será dada pela variação da taxa Selic diária entre a data de liquidação da compra e a data de vencimento do título mais ágio ou deságio (se houver) no momento da compra.

Esse título possui fluxo de pagamento simples, onde você aplica o dinheiro e recebe o valor de face (valor aplicado mais rentabilidade) na data de vencimento do título.

quanto-rende-o-tesouro-selic

Se você precisa de liquidez e segurança, e talvez precise resgatar seu título antes do vencimento por qualquer motivo e fica um pouco inseguro com as variações de preços, o Tesouro Selic é a opção ideal. Isso porque o valor de mercado desse título varia pouco, ou seja, a volatilidade é baixa, evitando que você perca dinheiro no caso de vender antes do vencimento na grande maioria dos casos.

Até por isso o Tesouro Selic é considerado o título mais conservador do Tesouro Direto, indicado para quem ainda está nos primeiros passos como investidor e busca uma opção mais rentável que a poupança, por exemplo.

Ele também pode ser usado na montagem de sua reserva de emergência ou mesmo para a concretização de objetivos de curto prazo, como uma viagem de férias no fim do ano.

Para saber como usar o Tesouro Selic com eficiência e fazer seu dinheiro render mais coloque seu email abaixo e assista a aula gratuita que preparei para você sobre isso: 

 

Tesouro Selic – Resgate Antecipado

Para esse artigo ficar mais completo, vou agora falar de uma situação bem específica em que você poderá ter uma rentabilidade negativa com o Tesouro Selic. Antes disso repito, o Tesouro Selic é uma opção segura e o título mais conservador do Tesouro Direto, mas pode ter rentabilidade negativa sim.

É importante você saber que existe um spread, uma diferença entre o preço que você paga para comprar um título público no Tesouro Direto e o preço que voe recebe ao vender um título do Tesouro Direto para o Tesouro Nacional.

Sabendo que essa diferença entre o preço de compra e o preço de venda existe, caso você compre Tesouro Selic e em poucos dias resolva vendê-los, você pode ter sim uma rentabilidade ligeiramente negativa, justamente pela existência desse spread, que é o termo mais usado no mercado financeiro.

Tesouro Selic – Simulação

Além dessa questão da diferença entre os preços de compra e venda, é importante você saber que o Tesouro Selic pode ser vendido com ágio ou deságio em relação à taxa Selic.

E o que isso significa na prática? Significa que, se você comprar um título Tesouro Selic vendido com ágio, a rentabilidade do título será dada pela variação da taxa Selic menos o ágio. Já se você comprar um título Tesouro Selic com deságio, você receberá a variação da taxa Selic mais o deságio.

E como você verifica se o Tesouro Selic está sendo vendido com ágio ou deságio? Basta verificar a tabela de preços e taxas diretamente no site do Tesouro Nacional. Se no Tesouro Selic a taxa de rendimento for de 0,00 o título está sendo vendido ao par, o que significa que a rentabilidade bruta do Tesouro Selic será igual à variação da taxa Selic.

Já se a taxa de rendimento do Tesouro Selic for negativa, como -0,03 por exemplo, significa que o Tesouro Selic está sendo vendido com ágio de 0,03% ao ano. Então se você ficar com o Tesouro Selic durante 1 ano e a variação da taxa Selic for de 10% durante esse período, sua rentabilidade bruta será de aproximadamente 9,97% nesse período.

tesouro-selic-simulacao

Já se a taxa de rendimento do Tesouro Selic for positiva, como 0,05 por exemplo, como ocorre no momento em que estou escrevendo esse artigo, como pode ver nessa imagem acima do site do Tesouro Nacional, significa que o Tesouro Selic está sendo vendido com deságio de 0,05% ao ano. Nesse caso, se a variação da taxa Selic for de 10% durante 1 ano, sua rentabilidade bruta será de aproximadamente 10,05% nesse período.

Vale a Pena Investir no Tesouro Selic?

vale-a-pena-investir-no-tesouro-selic

Respondendo de forma direta sim, vale a pena investir no Tesouro Selic. Mas é claro que você deve analisar seus investimentos e seus objetivos como um todo.

Como foi mostrado ao longo do artigo, o Tesouro Selic é uma excelente alternativa para quem busca segurança e liquidez e não está satisfeito com o rendimento oferecido pela caderneta de poupança.

Independente das suas escolhas, sempre leve em consideração os prós e contras de cada investimento e também de sua situação específica. Não há um investimento perfeito, mas conhecendo mais sobre cada um deles você será capaz de formar sua própria opinião e optar pelas melhores escolhas.

 

Se você gostou do artigo, compartilhe e deixe seu comentário abaixo!