Vale a Pena Investir na Poupança se a Selic Cair Muito?

Atualmente, no primeiro trimestre de 2017 a Taxa Selic está em queda. No artigo de hoje o tema abordado será: se a selic cair muito, vale a pena investir na poupança?

Indo direto ao ponto e sendo bem claro, a resposta é não. Não vale a pena investir na poupança mesmo se a taxa selic cair bastante.

E o motivo disso é que em maio de 2012 houve uma alteração na forma de cálculo da poupança.

Até 3 de maio de 2012 o rendimento da poupança era de 0,5% ao mês + taxa referencial, a TR. A partir dessa data, o rendimento da poupança passou a depender da taxa selic.

Vale a Pena Investir na Poupança? Rendimento da Caderneta de Poupança

Atualmente, a regra é a seguinte:

  • Se a Selic estiver acima de 8,5% ano ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês + TR
  • Se a Selic estiver em 8,5% ao ano ou abaixo disso, a rentabilidade da caderneta de poupança será de 70% da Selic + TR

Então veja que independente da taxa selic estar num patamar mais baixo que 8.5% ao ano, o rendimento da poupança está limitado ao rendimento da selic. Se a taxa selic ficar muito baixa, o rendimento da poupança será ainda mais baixo. Então definitivamente não vale a pena investir na poupança.

Se a taxa selic estiver em 7% ao ano por exemplo, o rendimento da poupança será de 4,9% ao ano + TR. E como a TR fica próxima de 0 em muitos casos, o rendimento da poupança ficaria bem abaixo da taxa Selic.

Onde Investir Seu Dinheiro com a Selic em Queda

Por isso o ideal é buscar outras opções de investimento. Para quem está em busca de um retorno melhor que a poupança, mas quer manter a liquidez para sacar o dinheiro rapidamente e não está disposto a correr muitos riscos, boas opções são:

  • Título público Tesouro Selic, que é título mais conservador vendido no programa Tesouro Direto
  • Investimentos em títulos privados com garantia do FGC, como o CDB por exemplo

Ao escolher por investir em títulos privados, fique atento a rentabilidade também. Não há uma verdade absoluta sobre isso, mas um bom ponto de partida para um CDB seria uma rentabilidade de 100% do CDI para um CDB com liquidez diária.

Mesmo pagando imposto de renda nesses investimentos que citei a rentabilidade líquida de impostos tanto do Tesouro Selic como de um CDB que pague 100% do CDI ainda são bem superiores à rentabilidade da poupança.

Como Sair de vez da poupança e Fazer Seu Dinheiro Render Mais

Para acabar de vez com sua dúvida a respeito da pergunta se vale a pena investir na poupança ou não, criei uma aula completa, passo a passo, que mostra como você tira seu dinheiro da caderneta de poupança, abre conta numa corretora que não te cobra taxas para investir no Tesouro Direto e ainda te mostro na tela do meu computador quais os passos para comprar o título público Tesouro Selic diretamente pelo site do Tesouro Nacional.

Para acessar essa aula basta colocar seu email abaixo:

 

Qualquer dúvida pode deixe seu comentário e aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais.